NR-11 - Formação de Instrutor - Transpaleteira

Objetivo:

Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Transpaleteira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.

Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de Transpaleteira com experiência.

Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Transpaleteira.

Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.

Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Transpaleteira, área para operações simuladas.

Carga Horária:
40 horas

Conteúdo Programático:

Módulo Técnico (32 horas)

Fundamentos de Paleteiras

  • A transpaleteira;
  • Acessórios;
  • Capacidade;
  • Classificação das paleteiras;
  • Componentes da transpaleteira;
  • Equilíbrio da transpaleteira.

Segurança e legislação:

  • Operação segura;
  • Movimentação;
  • NR6 – EPI;
  • NR11 – Transporte, movimentação, Armazenagem e manuseio de materiais;
  • Recargas.

Manutenção:

  • Bateria,
  • Carregadores de baterias;
  • Freios;
  • Vazamentos;
  • Verificação periódica;

Módulo Didático (8 horas)

  • Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.