NR-11 - Formação de Instrutor - Transpaleteira
Objetivo:
Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Transpaleteira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.
Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de Transpaleteira com experiência.
Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Transpaleteira.
Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.
Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Transpaleteira, área para operações simuladas.
Carga Horária:
40 horas
Conteúdo Programático:
Módulo Técnico (32 horas)
Fundamentos de Paleteiras
- A transpaleteira;
- Acessórios;
- Capacidade;
- Classificação das paleteiras;
- Componentes da transpaleteira;
- Equilíbrio da transpaleteira.
Segurança e legislação:
- Operação segura;
- Movimentação;
- NR6 – EPI;
- NR11 – Transporte, movimentação, Armazenagem e manuseio de materiais;
- Recargas.
Manutenção:
- Bateria,
- Carregadores de baterias;
- Freios;
- Vazamentos;
- Verificação periódica;
Módulo Didático (8 horas)
- Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
- Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.