NR-11 - Formação de Instrutor - Ponte Rolante
 

Objetivo:
Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Ponte Rolante com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.

Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de ponte rolante com experiência.

Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Ponte rolante.

Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.

Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Ponte Rolante, área para operações simuladas.

Carga Horária:
40 horas

 

Conteúdo Programático:
 

Módulo Técnico (32 horas)
 

  • Prevenção de acidentes;
  • Legislação de segurança no trabalho;
  • Componentes da ponte rolante;
  • Movimentação de materiais;
  • Movimentação manual de peso;
  • Carga, Amarração de carga, Cabo de aço, Cintas, Correntes, Segurança na amarração e içamento de carga;
  • Técnicas de amarração içamento e transporte de carga;
  • Tabelas de carga;
  • Sinais padrões de comunicação;
  • Acessórios de movimentação de carga;
  • Mecânica/elétrica e Manutenção básica da ponte rolante;
  • Trabalho em equipe;
  • Qualidade no serviço, Penalidades;
  • Prática na operação de ponte rolante.
     

Módulo Didático (8 horas)
 

  • Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.