NR-05- CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
 

Objetivo:
Dar aos participantes condições para desempenho do papel de membro da CIPA por meio de orientações voltadas para a segurança e saúde no trabalho, controle dos riscos existentes no ambiente de trabalho, e no processo produtivo.

Participantes:
Membros da CIPA.

Pré-requisitos:
Ser membro da CIPA.

Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada, apoiada em recursos audiovisuais; Estudo dirigido; Trabalhos em grupo.

Recursos Didáticos:
Apostila; Filmes; Data show; dinâmicas

Carga Horária:
20 horas

Conteúdo Programático:

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
  • Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
  • Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
  • Noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
  • Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho;
  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão;
  • Aspectos motivacionais necessários ao membro de CIPA;
  • Campanhas de segurança.