NR-18 - Formação de Instrutor - Plataforma Elevatória

Objetivo:

Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Plataforma Elevatória com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.

Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de Plataforma Elevatória com experiência.

Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Plataforma Elevatória, CNH.

Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.

Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Plataforma Elevatória, área para operações simuladas.

Carga Horária:
32 horas

 

Conteúdo Programático:
 

Módulo Técnico (32 horas)

  • Normas de segurança;
  • Plataforma automotriz;
  • Simbologia geral;
  • Painel da Plataforma Automotriz;
  • Indicadores de anomalias; Inspeção diária;
  • Inspeção, manutenção e segurança;
  • Bateria;
  • Prática de Operação;
  • Exercícios práticos na movimentação da plataforma.
     

Módulo Didático (8 horas)

  • Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.