Formação de Instrutor – Empilhadeira
 

Objetivo:
Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Empilhadeira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.

Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de Empilhadeira com experiência.

Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Empilhadeira.

Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.

Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Empilhadeira, área para operações simuladas.

Carga Horária:
40 horas

 

Conteúdo Programático:
 

Módulo Técnico (32 horas)

  • Princípios, partes e funcionamento da Máquina;
  • A empilhadeira-conceito;
  • Classificação das empilhadeiras;
  • O equilíbrio da empilhadeira;
  • Normas de Segurança;
  • As 100 Normas de segurança que todo bom operador deve seguir;
  • Manutenção;
  • Motor, bateria, bomba de gasolina, carburador, mangueiras, embreagem, transmissão, transmissão automática, freios, pneus, observação diária e tabela de observações diárias;
  • Operação;
  • Colocar a empilhadeira em marcha, carregar a empilhadeira, transportar materiais diversos (motores, peças, etc.).
     

Módulo Didático (8 horas)

  • Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planeja;.
  • Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
  • Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
  • Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.