NR-11 - Formação de Instrutor - Ponte Rolante
Objetivo:
Ao término do curso, os participantes deverão conhecer métodos e técnicas de ensino que permitam transmitir conhecimentos para Operar Ponte Rolante com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina.
Participantes:
Técnicos de Segurança, Operadores de ponte rolante com experiência.
Pré-requisitos:
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo e ter domínio na operação de Ponte rolante.
Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada. Demonstração Prática das tarefas executadas, Operações simuladas.
Recursos Didáticos:
Apostila do curso; Multimídia; Quadro branco, Ponte Rolante, área para operações simuladas.
Carga Horária:
40 horas
Conteúdo Programático:
Módulo Técnico (32 horas)
- Prevenção de acidentes;
- Legislação de segurança no trabalho;
- Componentes da ponte rolante;
- Movimentação de materiais;
- Movimentação manual de peso;
- Carga, Amarração de carga, Cabo de aço, Cintas, Correntes, Segurança na amarração e içamento de carga;
- Técnicas de amarração içamento e transporte de carga;
- Tabelas de carga;
- Sinais padrões de comunicação;
- Acessórios de movimentação de carga;
- Mecânica/elétrica e Manutenção básica da ponte rolante;
- Trabalho em equipe;
- Qualidade no serviço, Penalidades;
- Prática na operação de ponte rolante.
Módulo Didático (8 horas)
- Programa de capacitação de Instrutores, em planejamento, metodologia de ensino, interação em sala de aula e avaliação;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos da metodologia de ensino do MASTER´S TRAINING, bem como a utilização do Plano de Curso das respectivas qualificações;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos básicos para a compreensão de uma Série Metódica Ocupacional;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a pesquisar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a estudar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a resumir;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar;
- Sequência de procedimentos para ensinar os alunos a planejar e desenvolver aulas expositivas, apoiadas ou não em meios visuais ou audiovisuais;
- Sequência de procedimentos para ensinar os Instrutores a planejar e desenvolver uma demonstração;
- Sequência de procedimentos para ensinar aos Instrutores os conceitos de EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada) e sua aplicação em sala de aula.