NR-05- CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Objetivo:
Dar aos participantes condições para desempenho do papel de membro da CIPA por meio de orientações voltadas para a segurança e saúde no trabalho, controle dos riscos existentes no ambiente de trabalho, e no processo produtivo.
Participantes:
Membros da CIPA.
Pré-requisitos:
Ser membro da CIPA.
Métodos/Técnicas:
Exposição dialogada, apoiada em recursos audiovisuais; Estudo dirigido; Trabalhos em grupo.
Recursos Didáticos:
Apostila; Filmes; Data show; dinâmicas
Carga Horária:
20 horas
Conteúdo Programático:
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
- Noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
- Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão;
- Aspectos motivacionais necessários ao membro de CIPA;
- Campanhas de segurança.